CLUBES

Mantenha-se atualizado sobre o que está acontecendo

goethe.jpg

PEPA – Projeto Escolas Piloto-Alemão

O Agrupamento de Escolas D. João II integrou o projeto em 2018. O Projeto Escolas Piloto de Alemão tem o alto patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha e é uma iniciativa desenvolvida em parceria com diversas entidades, nomeadamente o Goethe-Institut Portugal (Instituto Alemão), a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares de Portugal Continental e a Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA). 

Os objetivos gerais do projeto são o fomento do interesse pelo ensino e aprendizagem da língua e cultura alemãs, a promoção e a divulgação de boas práticas ao nível do ensino do Alemão como língua estrangeira. Este projeto permite aos alunos, que estudam alemão no nosso agrupamento, participar em algumas atividades tais como um festival de teatro escolar “Alemão em Cena” ou no festival “Cantar em Alemão”, workshops dinamizados por professores do Goethe Institut. Neste ano letivo, o melhor aluno de alemão recebeu uma bolsa de estudo para um curso de alemão online, com alunos de outros países, e foram atribuídos ainda alguns prémios aos alunos. O Goethe Institut oferece, ainda, a possibilidade aos alunos de realizarem exames de certificação de conhecimentos de alemão, no final de cada ano letivo. Este ano tivemos 16 alunos inscritos e todos conseguiram obter o certificado.

Ainda, no âmbito deste projeto, temos a oportunidade de contar com a presença futuros professores de origem alemã que participam ativamente na conceção das aulas, bem como na realização de eventos e projetos. Os estágios têm a duração de entre dois a quatro meses.

PEBI (Programa Escolas Bilíngues em Inglês)

 

A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, promovida através de abordagens como o ensino bilingue e/ou Content and Language Integrated Learning (CLIL), tem sido desde há largos anos recomendada pela União Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira. Em colaboração com diversas instituições externas, o Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), tem vindo a implementar projetos e programas de Línguas Estrangeiras e ensino bilingue e/ou CLIL. 

No âmbito da língua inglesa, o ME, através da DGE, implementa, em parceria com o British Council Portugal, e com o acompanhamento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme em Inglês (PEBI), abrangendo crianças e jovens desde a educação pré-escolar até ao 3.º ciclo do ensino básico (CEB).

erasmus.jpg

PROJETO ERASMUS +

 

O Agrupamento de Escolas D. João II é parceiro num projeto Erasmus + intitulado “European Citizenship - Cultural, Historical, Economic, Lingual and Political Dimensions”. Neste projeto trabalhamos em conjunto com mais cinco escolas europeias:

— Ubbo-Emmius Gymnasium (Alemanha)

— Istituto Comprensivo G. Melodia (Itália)

— Arsakeio Gymnasium Thessalonikis (Grécia)

— Colegiul National Iosif Vulcan (Roménia)

— IES Bahía de Almería (Espanha)

 

O trabalho desenvolvido no clube ERASMUS + tem como objetivo preparar as mobilidades (encontros com as outras escolas parceiras). Devido a todas as restrições, que todos conhecem, o encontro originalmente previsto para este ano letivo que findou em Bruxelas, foi cancelado. Foram criadas seis equipas multinacionais de alunos, cada uma delas orientada por uma das escolas do projeto, com o objetivo de reunir a informação necessária a apresentar na mobilidade virtual (organizada pela escola romena).

O trabalho de cada equipa foi desenvolvido através de reuniões (via plataforma Zoom) semanais com os elementos de cada equipa. Apesar das diferenças, ao nível de fusos horários e horários escolares de cada país, os objetivos de cada equipa foram cumpridos.

Equipa 1 – História da União Europeia

Equipa 2 – Símbolos

Equipa 3 – Parlamento Europeu

Equipa 4 – O Conselho Europeu e o Conselho da União Europeia

Equipa 5 – A Comissão Europeia

Equipa 6 – A Europa e o Mundo

A mobilidade virtual “European Union’s Politics And Institutions” decorreu entre os dias 8 e 12 de março de 2021, online, e contou com a presença de dez alunos e três professores da nossa escola. Durante cinco dias, desenvolveram-se atividades que incluíram, entre outras, a apresentação dos trabalhos elaborados pelos diversos grupos de trabalho, jogos, entrevistas, intervenções de alunos e docentes.

Após a reunião foram compilados todos os materiais numa revista/livro cujo link aqui deixamos:

https://issuu.com/cnivor/docs/revista_etwinning

 

Se queres participar nesta aventura, se entraste no sétimo, oitavo ou nono ano, inscreve te no CLUBE ERASMUS + NA EB D. João II.