Alunos do Agrupamento de Escolas D. João II recolhem alimentos para o Banco Alimentar

Atualizado: 15 de Mar de 2019

No passado sábado, dia 1 de dezembro, a turma B do 7.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas D. João II, esteve no Intermarché das Caldas da Rainha a angariar alimentos para o Banco Alimentar contra a Fome. Com a nova legislação em vigor, que promove a flexibilidade curricular, implementada este ano letivo, os alunos demonstraram interesse em abraçar novos temas e projetos. Assim, estes jovens estudantes abordaram em várias disciplinas conteúdos comuns, desde os direitos humanos às desigualdades sociais, o que lhes permitiu perceber as dificuldades em que muitas famílias vivem, manifestando interesse em ajudar.

A articulação e a envolvência, entre o conselho de turma, os encarregados de educação/familiares e voluntárias do Banco Alimentar, possibilitou a participação dos alunos neste projeto. A diretora de turma afirmou que “o interesse destes jovens por este desafio será uma oportunidade para crescerem como futuros cidadãos, conscientes dos problemas da comunidade, para que, enquanto adultos, aprendam a respeitar os valores de uma cidadania democrática, e criem soluções para problemas sociais”. À conversa com o delegado da turma, este deixou claro a importância destas atividades mais práticas que dão a estes estudantes uma visão mais realista do Mundo que os rodeia.

Os alunos demonstraram grande interesse neste projeto e muitos deles até gostariam de repetir a experiência. Afinal, não é apenas na sala de aula que se aprende, pois os desafios da vida real, são uma aprendizagem.