Parceria com Fundação Altice disponibiliza soluções tecnológicas para a inclusão escolar

Atualizado: 26 de Fev de 2019









O apoio da Fundação Altice Portugal à Unidade de Apoio Especializado para Alunos com Multideficiência e Surdo-cegueira Congénita do AE D. João II, Caldas da Rainha.


Sedeada na Escola Básica de Salir de Matos, a Unidade de Apoio Especializado para Alunos com Multideficiência e Surdo-cegueira Congénita, a funcionar há 6 anos, integra, segundo o novo Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, o Centro de Apoio à Aprendizagem do Agrupamento de Escolas D. João II, estrutura agregadora de recursos humanos, materiais e saberes.


Com a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo, a Unidade de Apoio Especializado promove a inclusão dos alunos no grupo/turma e nas rotinas diárias e atividades da escola, desenvolvendo igualmente competências de autonomia pessoal e social.

Sendo a comunicação um instrumento de ligação entre a criança, os que a rodeiam e o mundo, é necessário desenvolvê-la da melhor forma possível para ajudar a criança a comunicar e a interagir. Esta ajuda pode ser efetuada através de vários tipos de comunicação, mas sem dúvida que é potenciada e facilitada através das Tecnologias de Informação e Comunicação, com software e hardware específico.


Assim, a Unidade, através do Agrupamento de Escolas D. João II, candidatou-se a um programa de apoio à inclusão escolar, dinamizado pela Fundação Altice que disponibilizou a este agrupamento de escolas um conjunto de soluções tecnológicas de comunicação que garantem, aos alunos com limitações neuromotoras, cognitivas ou fala, acessibilidade à comunicação e à aprendizagem. Estas soluções baseiam- se num computador portátil com ecrã tátil, e em software designado por GRID 3 e por SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação).


É com enorme satisfação que o Agrupamento de Escolas D. João II, os alunos e professores da Unidade de Apoio Especializado de Salir de Matos, aplaudem a iniciativa da Fundação Altice que já está a contribuir para a inclusão escolar destes alunos, disponibilizando acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação e possibilitando o acesso à atividade escolar, ao desenvolvimento da comunicação e ao aumento da autoestima destas crianças com necessidades educacionais específicas.


O AE D. João II, Caldas da Rainha

Posts recentes

Ver tudo

Matrículas - Atendimento

Educação Pré-escolar e 1.º ano de escolaridade Caso tenha necessidade de efetuar a matrícula presencialmente, ligue para 262 870 700, para agendar o dia/hora do seu atendimento. A fim de melhor operac

Regulamento Geral de Proteção de Dados

Por motivos de ordem legal (Deliberação Nº 1495/2016 – Comissão Nacional de Proteção de Dados) não se publica na página do AEDJII as listagens das turmas.

R. Dr. Artur Figueiroa Rego, 2504-917 Caldas da Rainha, Portugal

ecoescolas.jpg

©2018 by Escola Básica D. João II. With Wix.com