Eco-Escolas "O mar começa aqui"

Participação dos alunos do 8.º A no projeto "O mar começa aqui". Um desafio lançado pela EcoEscolas, autarquias e ABAE. Nunca esquecer que tudo o que cai no chão, vai parar ao mar e daí o nosso lema "Hoje aqui, amanhã no Mar"

O projeto DAC da turma A do 8º ano, no presente ano letivo, tem como tema: “Amar o Mar”.

As razões para a escolha deste tema, prenderam-se com o facto dos recursos hídricos e o impacte da sua exploração, serem um dos temas curriculares estudados na disciplina de Ciências Naturais e passíveis de serem trabalhados noutras, conforme a filosofia dos projectos curriculares de turma, tendo várias disciplinas integrado o painel: Geografia, Físico-química, Educação Visual, Matemática e História.

Outros motivos foram também determinantes para a escolha: a nossa escola situar-se na zona costeira, perto da Lagoa de Óbidos (sistema lagunar com uma enorme importância ecológica) e da praia da Foz do Arelho, bem como pela urgência e pertinência da alteração de comportamentos da comunidade escolar, conducentes à preservação do meio ambiente.

Foram vários os objetivos que nos propusemos alcançar ao longo do ano:

* Compreender que a vida é assegurada por funções vitais que dependem das interações que estabelecemos com o meio que nos rodeia.

* Compreender que a ação do ser humano tem repercussões no ambiente e nos seres vivos, sendo necessário alterar comportamentos para nosso bem e do nosso planeta.

* Tomar consciência da importância da água enquanto condição fundamental para a vida.

* Promover soluções para uma gestão sustentável da água.

* Fomentar o sentido de responsabilidade na utilização da água.

Como produtos, e por etapas, ao longo do 1.º e 2.º períodos, concretizamos as seguintes atividades:

- Realização da atividade bioblitz, na Reserva Natural Local do Paul de Tornada, em novembro;

- Saída à lagoa e mar no âmbito Coastwatch, em Janeiro, com recolha e monitorização dos resíduos recolhidos;

Durante os 2.º e 3.º períodos, tínhamos previsto realizar:

- Pintura das grades das sarjetas da escola com mensagem escrita em diferentes línguas;

- Construção de cinzeiros portáveis com materiais reciclados, a distribuir pelos docentes e encarregados de educação fumadores.

Em virtude da situação pandémica, e consequente fecho da escola, estes últimos não foram possíveis de concretizar este ano letivo, ficando adiados para o próximo.

Pelo exposto, dada a sintonia com o projeto da turma, foi com grande entusiasmo, que encarámos este desafio da ABAE, tendo os alunos prontamente aderido ao projeto “O Mar começa aqui”.

Regulamento Geral de Proteção de Dados

Por motivos de ordem legal (Deliberação Nº 1495/2016 – Comissão Nacional de Proteção de Dados) não se publica na página do AEDJII as listagens das turmas.

R. Dr. Artur Figueiroa Rego, 2504-917 Caldas da Rainha, Portugal

ecoescolas.jpg

©2018 by Escola Básica D. João II. With Wix.com