Outubro – Mês da Alimentação

Atualizado: 8 de nov. de 2021

O Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.

É inaceitável que a fome esteja a aumentar num momento em que o mundo desperdiça mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano.

Está na hora de mudar a forma como produzimos e consumimos, inclusive para reduzir as emissões de efeito estufa. A transformação dos sistemas alimentares é crucial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As dietas não saudáveis apresentam um enorme risco de doenças e morte. Assim, vamos trabalhar para que a nova geração alcance e conheça os alimentos, a fim de a sua alimentação ser equilibrada e saudável.

Enquanto família humana, a nossa prioridade é um mundo sem fome!


Jardim de Infância de Lagoa Parceira



Escola Básica de Salir de Matos


No âmbito da semana da Alimentação, as crianças do JI de Salir de Matos exploraram, agruparam, recortaram e colaram alimentos saudáveis!


Entre cores e texturas de frutas, trazidas de casa, as crianças puderam observar e experimentar uma grande variedade de sabores!


Escola Básica da Encosta do Sol


A turma do segundo ano da Encosta do Sol, no âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, realizou a atividade o “Semáforo da Alimentação”.



No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a turma ES1 preparou uma salada de frutas, com frutas doadas pelos pais, para degustação dos alunos e elaborou também uma roda da alimentação.



Os alunos da turma ES4 observaram a obra do pintor Giuseppe Arcimboldo, que pintava rostos humanos com alimentos saudáveis e flores, e criaram um rosto humano com alimentos saudáveis. Cada um deu o título à sua obra.






Escola Básica D. João II - 6.º B


16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Os alunos de 9.º Ano das turmas D e G, nas aulas de turnos de Ciências Naturais, elaboraram cartazes de sensibilização para o Dia Mundial da Alimentação.

Desde 1981, que se assinala o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro e tem como grande objetivo consciencializar as pessoas sobre questões relativas à nutrição e alimentação no mundo.

No sentido de alertar para a importância de uma alimentação saudável e dos benefícios do consumo regular de alguns tipos de alimentos, os alunos do 9.ºD e 9.º G reuniram informações sobre a importância de hortícolas e frutas para a saúde e bem-estar, em especial a importância da sopa e os frutos da época e da região.

Em alguns trabalhos tem grande destaque a Roda dos Alimentos, que surge como um guia que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária.




Escola Básica Nossa Senhora do Pópulo


Dia da Alimentação no JI NS Pópulo.

Realizámos um lanche saudável no exterior.



Jardim Infância de Tornada


JI de Tornada exploraram o livro "A menina que não gostava e fruta" e degustaram espetadas de fruta.



Escola Básica de Tornada




Escola Básica do Campo


Turma CA 12 - Pão e pizzas



Escola Básica de Salir do Porto


Nesta semana da alimentação começamos por articular através da plataforma zoom com os alunos do pré escolar e 1ciclo da EB de Salir do Porto onde exploramos a roda dos alimentos e a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Depois confecionamos um bolo com um ingrediente diferente... usamos espinafres e preparamos um delicioso bolo verde que a todos surpreendeu com o seu maravilhoso sabor... todos colaboraram!

Por último, aproveitando a dádiva de um encarregado de educação, confecionamos maçãs reinetas assadas no forno. Todos os alunos provaram! Uns repetiram outros... não ficaram convencidos com o sabor ácido deste fruto.




Escola Básica do Avenal


Desafio "Lanches Divertidos" (com a colaboração dos pais).



Escola Básica do Coto


Atividades desenvolvidas na EB do Coto no âmbito das comemorações do Dia Mundial da alimentação.





Jardim de Infância do Avenal


No Jardim de Infância do Avenal estamos a comemorar a semana da Alimentação.

Esta semana em todos os grupos/sala foram dinamizadas diversas atividades neste âmbito:

  • - Exploração de histórias, rimas e canções

  • - Confeção de gelatina

  • - Foram desenvolvidas diversas atividades de expressão plástica entre grupos.

Para enriquecer esta temática as educadoras dinamizaram o teatro de fantoches “O Dentinho” com a especial colaboração do Coordenador de estabelecimento, fomentando a articulação entre grupos.

Estas atividades foram vivenciadas pelas crianças com grande motivação e alegria.