PEPA – Projeto Escolas Piloto-Alemão


O Agrupamento de Escolas D. João II integrou o projeto em 2018. O Projeto Escolas Piloto de Alemão tem o alto patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha e é uma iniciativa desenvolvida em parceria com diversas entidades, nomeadamente o Goethe-Institut Portugal (Instituto Alemão), a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares de Portugal Continental e a Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA).

Os objetivos gerais do projeto são o fomento do interesse pelo ensino e aprendizagem da língua e cultura alemãs, a promoção e a divulgação de boas práticas ao nível do ensino do Alemão como língua estrangeira. Este projeto permite aos alunos, que estudam alemão no nosso agrupamento, participar em algumas atividades tais como um festival de teatro escolar “Alemão em Cena” ou no festival “Cantar em Alemão”, workshops dinamizados por professores do Goethe Institut. Neste ano letivo, o melhor aluno de alemão recebeu uma bolsa de estudo para um curso de alemão online, com alunos de outros países, e foram atribuídos ainda alguns prémios aos alunos. O Goethe Institut oferece, ainda, a possibilidade aos alunos de realizarem exames de certificação de conhecimentos de alemão, no final de cada ano letivo. Este ano tivemos 16 alunos inscritos e todos conseguiram obter o certificado.

Ainda, no âmbito deste projeto, temos a oportunidade de contar com a presença futuros professores de origem alemã que participam ativamente na conceção das aulas, bem como na realização de eventos e projetos. Os estágios têm a duração de entre dois a quatro meses.

Posts recentes

Ver tudo