Primeiro encontro Projeto Erasmus+

Na semana de 10 a 16 de novembro de 2019, a sede do Agrupamento de Escolas D. João II, nas Caldas da Rainha, recebeu o primeiro encontro do projeto Erasmus+ “European Citizenship - Cultural, Historical, Economic, Lingual and Political Dimensions” (Cidadania europeia – dimensões cultural, histórica, económica, linguística e política). Este novo projeto, iniciado em setembro, irá decorrer durante os próximos dois anos letivos. Estão também envolvidas escolas da Alemanha, Espanha, Grécia, Itália e Roménia, as quais participarão nas cinco etapas do projeto.

Cada fase do projeto europeu terá um tema específico, desenvolvido pelos alunos que fazem parte do Clube Erasmus+, sendo que em cada encontro, os estudantes estarão integrados em equipas multinacionais encarregues de produzir um produto final, refletir sobre o mesmo e assegurar a sua apresentação.

Este primeiro encontro começou da melhor maneira possível com os alunos caldenses a receber os seus parceiros de projeto no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. As várias comitivas foram chegando ao longo da tarde, tendo a delegação de boas-vindas crescido consoante cada grupo de estudantes e professores desembarcava. Aquando da chegada do último grupo, já estava instalado um clima de festa na zona de chegadas do aeroporto, com todos os alunos a conhecerem-se e a interagirem em pouco tempo, como velhos conhecidos. Estava alcançado o primeiro propósito deste projeto.

Paralelamente às reuniões de trabalho do projeto que decorreram ao longo da semana, o Agrupamento promoveu uma série de saídas para visitas a locais com ligação à temática do encontro. Assim, o grupo visitou o Museu da Cidade e as Termas, em Caldas da Rainha, tendo ainda passado por Sintra, Mafra, São Martinho do Porto, Nazaré e Alcobaça. Todas as visitas foram do agrado dos participantes. No entanto, uma fabulosa visita guiada ao interior da biblioteca do Palácio de Mafra, espantou todos aqueles que tiveram o privilégio de poder admirar, de perto, um conjunto de obras literárias, muitas delas raras, algumas delas publicadas nos países de origem das escolas parceiras.

Como sempre acontece nestes encontros, a intensidade com que se realizam todas as etapas do projeto, fez com a semana passasse num ápice. Um jantar com a presença de setenta pessoas que participaram nas várias atividades do projeto, marcou o final do encontro caldense. As várias promessas de reencontro realizadas entre os alunos envolvidos, provaram a satisfação de todos os participantes.

O Agrupamento de Escolas D. João II, congratula-se com o empenho de pais e encarregados de educação, irmãos e até de avós dos nossos alunos, os quais, durante uma semana, colaboraram intensamente para que tudo decorresse pelo melhor.

O sucesso de um projeto mede-se, não só pelas aprendizagens que daí resultam para os alunos envolvidos, mas também pelo alcance que o mesmo consegue junto da comunidade educativa do Agrupamento e da cidade. Finalizar um encontro desta natureza com palavras de agradecimento da avó de uma das nossas alunas, com um testemunho repleto de entusiasmo de quem continua a encontrar novos desafios na vida, acarinhando e participando nas atividades dos mais novos, deixa-nos convictos que o caminho do Agrupamento passará por continuar a explorar novos rumos, em projetos que encham as expetativas de todos os alunos que estudam connosco, promovendo cada vez mais o ensino de outras línguas europeias e divulgando, também, a língua portuguesa junto das nossas escolas parceiras.






Regulamento Geral de Proteção de Dados

Por motivos de ordem legal (Deliberação Nº 1495/2016 – Comissão Nacional de Proteção de Dados) não se publica na página do AEDJII as listagens das turmas.

R. Dr. Artur Figueiroa Rego, 2504-917 Caldas da Rainha, Portugal

ecoescolas.jpg

©2018 by Escola Básica D. João II. With Wix.com