Projeto “COMEÇAR BEM…DO 4.º PARA O 5.º ANO DE ESCOLARIDADE”

No decorrer da semana de 11 a 15 de outubro de 2021 decorreu, na EB D. João II, a Cerimónia de acolhimento dos alunos do 9.º ano aos alunos do 5.º ano de escolaridade.

Esta iniciativa, promovida pela coordenação dos diretores de turma, promoveu competências de orientação e responsabilidade nos alunos mais velhos, e para os mais novos, o acompanhamento e mediação, que são um grande apoio na integração escolar e na promoção da interajuda.


Ao longo da semana, os diretores de turma das 9 turmas do 5.º ano de escolaridade, compareceram com alunos no Auditório da escola sede do Agrupamento, para serem “apadrinhados” pelos colegas “mais velhos”. Os finalistas do 3.º ciclo ofereceram lembranças aos “afilhados” e dialogaram sobre interesses pessoais e escolares, numa partilha espontânea, apesar da diferença de idades dos alunos.


A Coordenadora dos Diretores de Turma, professora Paula Silva, considera que esta experiência foi um sucesso e demonstrando-se extremamente benéfica. “Este projeto foi extremamente importante para promover o espírito de iniciativa e de solidariedade, favorecendo o exercício das competências de cidadania”, acrescentou.